Alunos do CFAP treinam em simulador de tomada de decisão

Um simulador de tomada de decisão está sendo usado para aprimorar a atuação dos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Com a ferramenta, é possível treinar os futuros policiais militares a agirem com rapidez em situações de estresse intenso.
– Neste espaço virtual, o policial militar participa de diversas ocorrênciasonde são avaliados aspectos como a comunicação verbal, os protocolos de atuação, o trabalho em equipe, o uso dos armamentos letais e nãoletais e a capacidade de tomada de decisão. O PM precisa estar preparado para decidir em fração de segundos – destacou comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira.
Tecnologia
Acompanhados de instrutores, os policiais, sempre em dupla, reagem a diversos cenários projetados em três grandes telões. O PM em treinamento precisa seguir determinados protocolos para garantir o sucesso da abordagem. Concentração e equilíbrio emocional estão entre os principais desafios encontrados na atividade, antes só realizada por policiais já formados.
Os próximos policiais militares formados também terão no currículo a disciplina Porte Velado. Nela, o aluno recebe capacitação para minimizar riscos, quando não estiver em serviço.
– O grande desafio do CFAP é formar policiais militares capazes de enfrentar os diversos tipos de situações, desde as abordagens de rotina, ainda que com públicos específicos como idosos, crianças e pessoas com deficiência, até o atendimento de ocorrências mais complexas nas quais a tomada de decisão é primordial e pode significar o sacrifício da própria vida ou de terceiros – acrescentou o comandante.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*