
Serão discutidos os impactos na mobilidade urbana da Baixada
A Comissão da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em conjunto com a Comissão de Transportes da ALERJ, presidida pelo deputado Dionísio Lins, realizará no próximo dia 09/09 (segunda-feira), às 16h, no Palácio Tiradentes, uma audiência pública conjunta com o tema “Os impactos do BRT-Transbrasil na Mobilidade Urbana da Baixada Fluminense”. Além dos parlamentares, dos prefeitos da Baixada Fluminense, das concessionárias das vias (CCRDutra e CONCER) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estarão presentes na audiência o Secretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho; o Secretário Municipal de Transportes do Rio, Virgínia Salerno; o presidente do DETRO, Cléber Afonso; o presidente da Fetranspor, Narciso Gonçalves; e o presidente da Rio Ônibus, Cláudio Callak. O presidente da Comissão da Região Metropolitana da ALERJ, Waldeck Carneiro (PT), pontuou o diálogo para que as obras se interliguem de maneira adequada. “É fundamental que instituições e prefeituras conversem sobre a obra do BRT-Transbrasil. Embora as intervenções aconteçam na cidade do Rio de Janeiro, impactam também a Baixada Fluminense e o Leste Fluminense. Daí o papel fundamental do Governo do Estado na implementação efetiva da instância executiva da Região Metropolitana, pois já votamos na ALERJ a lei complementar que a instituiu. A Rio Metrópole terá como missão desenvolver ações que coordenem e integrem estes projetos. Hoje, as cidades não podem mais desenvolver ações para resolver problemas de mobilidade urbana, saneamento ou habitação pensando que os impactos se limitam a seu próprio território. Essa não é uma obra periférica, ela altera de maneira decisiva o cotidiano da vida da população de vários municípios do Estado do Rio. Quinze mil motoristas passarão na alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha, por exemplo”, lembra Waldeck. Na última audiência pública, “ Alça de Ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha: impactos sobre a Região Metropolitana”, realizada no último dia 02/09 na ALERJ, o Secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, garantiu que será viabilizado pelo Governo do Estado um plano operacional, que será licitado brevemente, para articular a mobilidade urbana no eixo Rio-Baixada-Niterói. “Este planejamento pretende resolver as questões pendentes de interconexões em pontos do BRT Transbrasil, onde o trânsito impacta a Baixada Fluminense e o Leste Fluminense. Entre estes nós estão a obra da alça de ligação entre a Ponte Rio-Niterói, onde há baldeação até o Km 3 da Linha Vermelha, e do engarrafamento no Caju, na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e da Rodoviária Novo Rio”, destaca. A Avenida Brasil é o portão de entrada do Rio de Janeiro, com conexão pela Rodoviária Novo Rio, que recebe ônibus que chegam da Rodovia Presidente Dutra, de Juiz de Fora, da Baixada e da Ponte Rio Niterói. As reuniões para adequação do termo de referência para contratação dos estudos do plano operacional já estão acontecendo. “O planejamento deverá abarcar a questão das linhas municipais, as de média distância, de longa distância, linhas intermunicipais metropolitanas, linhas interestaduais e internacionais. Todas elas precisam conviver de maneira harmoniosa na Avenida Brasil”, afirma Pinho. De acordo com Eloir Faria, coordenador de planejamento da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, o plano operacional data de 2015, mas precisa ser atualizado. “A demanda de trânsito na Avenida Brasil, por exemplo, diminuiu cerca de 50% desde aquela época. Isso provocará uma redução da frota de ônibus e uma redistribuição das linhas e serviços. Precisamos avaliar este impacto, principalmente no entorno da Rodoviária Novo Rio. Haverá uma fase intermediária, na qual os ônibus convencionais municipais vão circular na calha do BRT junto aos articulados”, revela. |
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