Depois de angariar R$ 2M para causas sociais, eSolidar chega ao Brasil

Plataforma de impacto social une organizações e as suas comunidades,
funcionando como uma loja solidária online, com compras, vendas e até leilões
destinados à filantropia

A equipe da eSolidar.  Crédito: Divulgação/eSolidar
Ser um mecanismo abrangente para organizações sem fins lucrativos angariarem
fundos online de uma forma rápida, eficaz e com baixo custo. Foi com esse
objetivo que o empreendedor português Marco Barbosa fundou, em 2014, a
eSolidar, plataforma de impacto social que oferece às instituições de
caridade ferramentas fáceis para atrair
recursos e aumentar a visibilidade, que acaba de chegar no Brasil.
Com 50 mil usuários cadastrados, a startup conta com mais de 800 entidades de
solidariedade registradas em sua plataforma, quase 2 milhões em reais
arrecadados para causas sociais, mais de 10 grandes marcas que fazem parte do
eSolidar Business com o objetivo de torná-las socialmente mais responsáveis
engajando seus colaboradores e comunidade. Além disso, conta com cerca de 1000
celebridades parceiras,
incluindo o festival Rock in Rio, a companhia aérea TAP Air Portugal, o jogador
Cristiano Ronaldo e as cantoras Lady Gaga e Katy Perry.
“Somos um ecossistema solidário, que se torna mais forte por meio de uma
interface fácil de usar, conectando a comunidade solidária, permitindo
transparência total e rastreabilidade dos donativos e do seu impacto. Doadores,
instituições de solidariedade, causas e projetos se beneficiam dos serviços
possibilitados por meio da tecnologia para angariar fundos solidários”, resume
Barbosa.
Como funciona
Após um cadastro simples e gratuito, a plataforma permite que os interessados
apoiem causas da maneira mais confortável possível, seja com compras nas mais
de 220 lojas vinculadas às organizações sem fins lucrativos, com a
aquisição de um dos mais de 2.330 produtos disponibilizados ou ainda
participando de leilões de experiências únicas com artistas e artigos
exclusivos.
“As organizações sem fins lucrativos passam a maior parte do seu tempo
tentando angariar fundos para garantir a sua sustentabilidade, em vez de estarem
focadas no cumprimento da sua missão. A eSolidar reúne, num só lugar, uma
comunidade solidária – os que precisam de ajuda e os que querem ajudar. Ou
seja, é uma forma rápida, fácil e barata para que essas
instituições de caridade captem recursos”, explica Barbosa.
O empreendedor ressalta que startup garante uma conduta íntegra e de
transparência junto das comunidades que serve, mantendo sistemas de controle
interno adequados à prevenção e detecção de fraudes ou irregularidades.
“Garantimos a conformidade de todas as organizações sem fins lucrativos
registradas na eSolidar por meio de um processo exigente, assegurando que estão
legalmente criadas, operacionais, com um propósito social e que não tenham
qualquer relação com ódio, violência ou atividade ilegal”, enfatiza.
Empresas
Segundo a consultoria americana IO Sustainability, os programas tradicionais de
filantropia corporativa aumentam o envolvimento dos funcionários em 8%, a
produtividade em 13%, diminuem a rotatividade em até 50% e geram 2,5 vezes mais
receita. Além disso, 78% dos jovens afirmam que se sentem mais satisfeitos
trabalhando em empresas que apoiam causas sociais, 90% querem usar suas
habilidades para ajudar e
75% dos funcionários querem participar de programas de doação e voluntariado
da sua empresa.
De olho nesse cenário, em 2017, a startup lançou a eSolidar for Business, uma
solução que permite que as empresas se envolvam, capacitem e conectem os seus
funcionários, enquanto ampliam o impacto social e suas estratégias de
responsabilidade social corporativa.
“Para as empresas, a eSolidar permite criar as estratégias de responsabilidade
social e ao mesmo tempo alavancar o marketing da companhia e o seu branding
perante as novas gerações”, destaca o CEO da startup.
Na plataforma, as causas podem criar páginas institucionais para receber
donativos e ainda vender produtos, criar campanhas de crowdfunding e realizar
leilões solidários de itens e experiências especiais.
“Muitas empresas estão hoje preocupadas com valores como a integridade e
desenvolvem códigos éticos para promover o comportamento responsável dos seus
funcionários. Sentimos que podemos ajudá-las a atender a linha tripla que
expressa as expectativas das partes interessadas em relação a contribuição
da empresa para o lucro, o planeta e as pessoas”, pondera Marco
Barbosa.
Acesse www.esolidar.com e junte-se a maior comunidade solidária.

SOBRE A E-SOLIDAR:
Fundada em 2014, a eSolidar é uma plataforma de impacto social que reúne, num
só lugar, uma comunidade solidária – os que precisam de ajuda e os que
querem ajudar, oferecendo ferramentas fáceis para angariar fundos e aumentar a
visibilidade das organizações sem fins lucrativos. A startup atua em Portugal,
no Brasil e no Reino Unido e tem mais de 50 mil usuários cadastrados.
Atualmente há 800 entidades de solidariedade registradas e parcerias firmadas
com mais de 10 marcas e cerca de 1000 celebridades, incluindo o festival Rock in
Rio, a companhia aérea TAP Air Portugal, o jogador Cristiano Ronaldo e as
cantoras Lady Gaga e Katy Perry. Acesse www.esolidar.com e saiba mais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*