Via Parque Shopping terá a primeira fazenda urbana do Rio de Janeiro e a segunda da América Latina

Cultivar novas experiências, fazer uma produção sustentável e não prejudicar o meio ambiente. Essas são algumas das premissas que sustentam o conceito de fazenda urbana. Em uma parceria inédita entre o Via Parque Shopping e a BeGreen, o Rio de Janeiro vai receber a primeira fazenda urbana do estado e a segunda da América Latina.

A BeGreen, que tem como objetivo reconectar as pessoas com a origem dos alimentos saudáveis, vai ter um espaço pra produção de hortaliças que não contam com a presença de agrotóxicos com sistema inovador de cultivo em consórcio com criação de peixes. O projeto também contempla diversas inciativas que promovem a conservação do meio ambiente.

Além da estufa, ainda terá uma loja para venda dos produtos cultivados no local e dar espaço para produtores locais da região. O espaço promete ser um verdadeiro parque de diversões para quem segue uma vida saudável e trará uma série de benefícios para os visitantes. O BeGreen vai contar também com um restaurante com conceito da ‘fazenda para a mesa’, com pratos que usem o que é produzido no local. O maior objetivo da BeGreen é disseminar a cultura de consumo de alimentos sem agrotóxico.

O novo complexo, que vai inaugurar no dia 5 de dezembro, ainda terá uma loja para venda dos produtos cultivados no local, restaurante com conceito da ‘fazenda para a mesa’, além de conscientização de crianças e jovens em uma experiência inovadora. Segundo Giuliano Bittencourt, fundador da BeGreen, a fazenda BeGreen Via Parque contará com uma experiência educacional completa para crianças e adolescentes que poderão aprender na prática vários conceitos de sustentabilidade. “A fazenda urbana segue o conceito de que a produção ocorra no centro da cidade, num raio de 10 quilômetros. Na essência da iniciativa está o desafio de diminuir o desperdício. A alface que comemos é transportada, vai para a Ceasa e, depois, para o supermercado. Essa longa cadeia faz aumentar o desperdício e o custo, por causa dos intermediários”, explica Bittencourt.

O local promete ser um verdadeiro parque de diversões para quem segue uma vida saudável e trará uma série de benefícios para os consumidores e para o meio ambiente. O maior objetivo da BeGreen é disseminar a cultura de consumo de alimentos sem agrotóxico.

E, o projeto BeGreen comtemplará várias ações integradas, como a realização de ações de conscientizações de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, e eventos e treinamentos de produção sustentável. Sempre com a preocupação de promover a conservação do meio ambiente.

Na estrutura, que terá um espaço de conveniência, serão realizados eventos, palestras relacionadas à vida saudável e o sustentabilidade. O empreendimento será aberto à visitação de estudantes.

A sustentabilidade também faz parte da construção do espaço. O projeto primou por utilizar o mínimo de novos produtos, tendo como norte a reutilização de materiais. Para isso, toda a obra será feira de contêineres que virariam sucatas; as mesas e cadeiras do espaço terão como matéria-prima a madeira plástica, que sofre um processo de transformação do plástico jogado fora, e todo o piso será feito com material de rejeito de mineração.

O Via Parque está sempre preocupado em trazer novidades para seus clientes. “Nossa principal motivação em trazer o BeGreen é ter a oportunidade de oferecer uma alimentação mais saudável para os nossos clientes, com a garantia da procedência, ao alcance das mãos, sem precisar sair do shopping“, diz Fernando Cairo, superintendente, do Via Parque Shopping.

Programação especial:

 Dia 07/12 (sábado)

 Atividades recreativas infantis e pra toda a família:

16 às 17h – Oficina de Brinquedos Reciclados e Musicalização para Bebês

17 às 18h – Yoga da Família

18 às 20h – Oficina de Compostagem

16h às 20h – Terra das Brincadeiras e Espaço das Artes

Dia 08/12 (domingo)

 Atividades recreativas infantis e pra toda a família:

16 às 17h – Oficina de Brinquedos Reciclados e Musicalização para Bebês

17 às 18h – Yoga da Família

18 às 20h – Alimentação e Culinária Saudável

16h às 20h – Terra das Brincadeiras e Espaço das Artes

Dias 07 e 08/12 (sábado e domingo) às 18h

  • Talks com Carolyna Vaz da “Nós Escolinha”, Health Coach de Saúde Integral e Natural Chef / Treinadora em alimentação saudável.

Tema do dia 07/12 – “Como podemos alimentar nossos filhos de forma amorosa?”

Tema do dia 08/12 – “Alimentação Integral”

fonte  Revista Economia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*